Back

Belém sedia encontro anual de navios de cruzeiro

$chapeu_da_noticia.getData()

Belém sedia encontro anual de navios de cruzeiro

Até esta sexta-feira, 29 de agosto, a Anvisa promove o 5º Encontro Anual de Navios de Cruzeiro em Belém (PA). A reunião, com representantes da Agência e da Secretaria Especial de Portos, além de integrantes do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, do Programa Europeu de Vigilância em Saúde, operadores, associações e corporações vinculadas ao setor, apresentou os resultados das inspeções da temporada 2013/2014.
Por: ASCOM
Publicado: 29/08/2014 03:00
Última Modificação: 24/02/2016 16:11
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Até esta sexta-feira, 29 de agosto, a Anvisa promove o 5º Encontro Anual de Navios de Cruzeiro em Belém (PA). A reunião, com representantes da Agência e da Secretaria Especial de Portos, além de integrantes do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, do Programa Europeu de Vigilância em Saúde, operadores, associações e corporações vinculadas ao setor, apresentou os resultados das inspeções da temporada 2013/2014. (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/pos+-+comercializacao+-+pos+-+uso/farmacovigilancia/publicacoes+farmacovigilancia/temporada+de+navios+de+cruzeiro+no+brasil)

Foram apresentados, também, os trabalhos realizados pela Agência ao longo das últimas cinco temporadas, as notificações de eventos de saúde e nesta sexta-feira foi lançada a cartilha ‘Programa Nacional de Vigilância em Saúde para Navios de Cruzeiro’.

A Anvisa é responsável pela fiscalização da infraestrutura portuária e dos navios que circulam na costa brasileira. Os fiscais da Agência verificam a segurança sanitária dos alimentos preparados a bordo e da água, bem como das condições dos ambientes de uso comum, como as piscinas, outras áreas de recreação e o hospital de bordo.

Para se ter uma ideia da movimentação de recursos e de pessoas envolvidas nesta modalidade de turismo, um estudo encomendado pelas empresas concluiu que, na temporada 2010/2011, os vinte navios que circularam na costa brasileira transportaram 700 mil passageiros brasileiros e 100 mil cruzeiristas de outros países. Foram mobilizados, à época, R$ 1,4 bilhão durante a temporada, que vai de outubro a março.